sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Apologética Cristã: O Problema Do Mal: Paradoxo de Epicuro


“Ou Deus quer abolir o mal, e não pode; ou ele pode, mas não quer; ou ele não pode e não quer. Se ele quer, mas não pode, ele é impotente. Se ele pode, e não quer, ele é cruel. Mas se Deus tanto pode quanto quer abolir o mal, como pode haver maldade no mundo? ” Epicuro, filósofo grego, 300 a.C.

O mal e o sofrimento são os principais argumentos de ateus e pessoas que descreem do Evangelho contra o cristianismo. Alguns ateístas perguntam para mim: “Por que Deus permite que as pessoas sofram, sendo que ele é um Deus onipotente e totalmente bondoso? ” Irei responder essa pergunta, mas antes devemos entender que temos a liberdade de escolha.

A Bíblia deixa claro que nós podemos agir livremente, ao invés de sermos robôs programados apenas para seguir comandos de uma divindade no Céu. Pedro diz:

“Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal” (1ª Pedro 2:16)

Para Pedro, o fato de que somos livres é indiscutível. O ponto em disputa é o que fazemos com essa liberdade. Somos livres, mas devemos usar essa liberdade para fazer o bem, e não o mal. Isso passa nitidamente a ideia de seres livres para optarem realmente pelo bem ou pelo mal, e não seres robotizados que apenas seguem uma direção determinista prévia, que não são livres e nem podem fazer uso dessa liberdade.
Ele também diz:

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto” (1ª Pedro 5:2)

Voluntariamente é pela própria vontade. De forma livre, e não de forma forçada, como se uma força superior externa tivesse domínio sobre as pessoas de modo que elas não pudessem agir diferente da forma que agem. A palavra grega empregada por Pedro aqui é hekousios, que, de acordo com a Concordância de Strong, significa: “voluntariamente, de boa vontade, de acordo consigo mesmo”. O apóstolo Paulo segue na mesma linha e diz:

“Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado” (Filemom 1:14)

O favor “espontâneo” é algo livre, ao invés de algo forçado ou coagido, seja por forças internas ou externas. A ideia é a mesma do texto de Pedro. Paulo ainda diz:
“Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor” (Gálatas 5:13)


Mais uma vez, vemos que Paulo, assim como Pedro, não tinha qualquer hesitação em expor que somos “livres”. Isso não era um ponto de discussão, mas sim o que fazemos com essa liberdade. Podemos usar nossa liberdade para agradar a carne ou para agradar a Deus. 

Agora irei responder à pergunta feita lá em cima. “Por que Deus permite que as pessoas sofram, sendo que ele é um Deus onipotente e totalmente bondoso? ”

Salmos 138:2 “Inclinar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, pela tua benignidade e pela sua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome”.

Deus é onipotente, sim, mas não agiria contra a natureza por Ele mesmo criada. Violar a liberdade de sua criatura seria uma dessas “infrações” que não combinam com a essência e os propósitos divinos. Afinal, Deus coloca sua palavra acima de seu próprio nome, ou seja, Deus não pode interferir no Livre-arbítrio, uma vez que ele te deu a liberdade de escolha ele não irá de encontro no que foi estabelecido por ele.

Qual o sentido de Onipotência de Deus? Será que ele pode fazer o que bem entende? Sim, tudo exceto o impossível intrínseco. Você pode lhe atribuir milagres, mas não o absurdo: “O absurdo continua sendo absurdo, mesmo quando estamos falando de Deus”.

C.S Lewis descobre que “nem mesmo a Onipotência poderia criar uma sociedade de almas livres sem criar, ao mesmo tempo uma natureza relativamente independente e ‘inexorável’”. Ele também diz: “Tente excluir a possibilidade de sofrimento que a ordem da natureza e a existência do livre-arbítrio e descobrirá que excluiu a própria vida”. Ele quis dizer que se você não tem a possibilidade de escolher algo ruim (que causaria sofrimento) você só terá uma escolha a fazer, seria um mero robô e não um ser humano.

- A Definição de Bondade:

Para compreendermos melhor iremos dividir o bem e a bondade em três categorias. (Categorias usadas por C.S Lewis)

1.        O simplesmente bom que descende de Deus;
2.      O mal simples produzido pelas criaturas rebeldes;
3.      A exploração do mal por Deus para fazer cumprir seus desígnios redentores.

Vamos analisar as duas primeiras premissas, segundo a Bíblia Deus é bom? Sim.

João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Salmos 106:1 “Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”

E segundo a bíblia, existem criaturas rebeldes que fazem o mal? Sim.

Gênesis 6:5 “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal”.

Agora iremos analisar a 3 premissa:

Um dos erros dos cristãos é achar que Deus irá fazer de tudo para uma pessoa se “converter”, alguns gostam até de afirmar: “Você vai aceitar a Jesus por bem ou por mal”, só que nessa afirmativa dá a se entender que Deus irá causar o mal a essa pessoa para que ela vá até ele e o aceite, porém a pessoa esqueceu da liberdade de escolha.

Tiago 1:13 “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta”.

Mas o que isso tem a ver? Tudo. Não é Deus quem causa o mal para que essas pessoas aceitem o evangelho ou voltem para Deus, isso foi consequência das ações delas ou de outros que estão próximos, mas Deus é sábio, ele transforma a maldição em bênção (Neemias 13:2), através daquele mal que já aconteceu, Deus move diversas coisas para que aquela pessoa o aceite, porém, a pessoa continua tendo a liberdade de escolher se quer ou não Deus, já houveram muitos casos em que a pessoa escolheu 
Dizer “não”. Um dia por exemplo, eu fui evangelizar um homem em Campina Grande-Pb, comecei a falar de Jesus para ele, falei o plano de Deus, a salvação, e aquele homem me disse que não queria, ele me disse que eu já era a terceira pessoa a falar com ele naquele dia sobre Jesus, nisso era mais ou menos 13 Horas.

- Conclusão:

Sabemos que Deus não pode interferir no livre-arbítrio das pessoas, sabemos que ele é totalmente bom e não faz o mal, talvez esse texto não seja um dos melhores que já escrevi, mas tentei ser o mais simples possível, você deve saber que tudo de ruim é indiretamente ou diretamente ligado ao diabo, você pode se perguntar: por que Deus não destrói o diabo? 

Se você fosse um anjo de Deus e estivesse lá no Céu quando Lúcifer (que depois se tornou o Diabo) se rebelou, o que pensaria se Deus resolvesse, imediatamente, sentenciá-lo à morte? Você passaria a adorar a Deus por temor, por medo e não por amor. Esse tipo de adoração nunca satisfez a Deus. Deus é sábio e paciente e deixou que o diabo semeasse a sua semente e colhesse os resultados. Usando seu livre-arbítrio, Lúcifer ajuntou o orgulho no coração (Ezequiel 28:17) e cobiçou a posição do próprio Deus: “eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono... subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13 e 14). O orgulho moveu Satanás a se rebelar contra seu Criador. Usando sua extraordinária inteligência para o mal e empregando a mentira, satanás seduziu a terça parte dos anjos (Apocalipse 12: 3 e 4). Evidentemente, satanás e seus anjos recusaram o oferecimento do perdão que Deus lhes deu e persistiram no erro. Dessa maneira, eles se confirmaram no pecado; foram além dos limites da misericórdia de Deus e tornaram-se irreconciliáveis inimigos do bem.

Você ainda pode perguntar: "Mas por que Deus não destrói o diabo hoje?" Porque satanás é atualmente o 'deus deste mundo' até que a concessão que Adão deu a satanás termine (2 Coríntios 4:4), satanás tem direito legal - mas não o direito moral - de estar aqui.

Hoje, todo o universo está convicto da maldade do diabo. O que nós podemos fazer sobre isso? Bem, Jesus nos deu autoridade, como assim? Vou te explicar melhor:

O Homem foi feito para dominar e sujeitar:

Gênesis 1:26;28 "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança tenha ele DOMÍNIO sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre TODA A TERRA e sobre todos os répteis que rastejam pela terra... E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e SUJEITAI-A; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra".

- Sujeitar (Kabash): Subjugar, dominar, forçar, manter dominado.

- Dominar (Radah): Governar, ter domínio, dominar, submeter.

A Palavra "deus" significa "governador". Deus fez o homem à sua imagem e semelhança para que ele, em submissão a Deus, governasse o REINO NATURAL, assim como Ele (O Pai) é o governador do reino Espiritual.

Mas o homem entregou esse domínio para satanás:

Lucas 4:6 "Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser".

O plano de Deus para reconquistar a autoridade do homem era Jesus. Ele estava com Deus e era Deus (João 1:1-3; 17:5), o Verbo se fez carne (João 1:14), Era Deus, mas deixou sua glória para substituir o homem (Filipenses 2:6-8), entrou de forma legal no mundo: pelo ventre de uma mulher (Gálatas 4:4, João 10:1-2), dispôs-se a salvar o homem (Hebreus 10:5-7, Mateus 18:11). Uma vez que Deus deu domínio ao homem, Deus respeitou o princípio por ele estabelecido por Ele mesmo, ou seja, o homem perdeu o que lhe fora dado, logo, o próprio homem deveria retomá-lo. Adão perdeu a autoridade pecando, Jesus reconquistou-a sendo justo (Romanos 5:15). O preço determinado por Deus para o resgate do homem: a vida de um justo.

Êxodo 12:5 "O Cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito".

João 1:29 "No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro, que tira o pecado do mundo".

A Palavra "tira" do grego "airo", significa: tomar sobre si e carregar o que foi levantado. 

A nossa luta não é contra pessoas:

Efésios 6:12 "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes".

Jesus transferiu a autoridade conquistada para seus discípulos (Mateus 28:18-19), a autoridade funciona para os que creem e ele nos deu autoridade sobre satanás e seus demônios (Marcos 16:17-18). 

Há muitas coisas que acontecem na vida sobre as quais nos questionamos. Mas, realmente, Deus está esperando que nós exerçamos nossa autoridade e façamos algo sobre o diabo. Sua palavra sustenta a autoridade que Ele nos deu.

Espero que tenham gostado.





Referências:

http://www.respostasaoateismo.com/

http://voltemosaoevangelho.com/blog/

Livro: A Igreja Triunfante - Kenneth E. Hagin

Dicionário Léxico Strong

Nenhum comentário:

Postar um comentário