segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Nova Realidade em Cristo

No Blog de hoje irei falar algo sobre nós, os cristãos, afinal, quem somos? E será que saber quem somos tem alguma importância?

Ao nascermos de novo, somos feitos novas criaturas em Cristo e, portanto, inseridos em uma nova realidade de vida. Fomos transportados do império das trevas para o Reino do Filho do Amor de Deus e, assim, temos uma Nova Vida, sob novas leis a viver em Cristo.

2 Coríntios 5:17 “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.


- Porque conhecer a nova realidade?

Ser nova criatura é o princípio de tudo no relacionamento com Deus, sem isso não teremos nenhum contato ou manifestação dele em nossa vida, e se não entendermos isso, perdemos a essência desse relacionamento. Por que conhecer a nova realidade? Porque quem nascer de novo não pode ver o reino de Deus (João 3:3), porque é vital ser nova criatura para Deus (Gálatas 6:15), porque somos feitura de Deus, criação divina (Efésios 2:10).

Ef 4:17-24 “​Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, ​os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”.

Para entendermos quem somos, devemos entender que o Homem é dividido em três partes: Espírito, Alma e Corpo.

- Divisão do Homem:

Deus é Espírito, e o homem foi feito à sua própria imagem. No entanto, o homem não foi feito apenas espírito, mas espírito, alma e corpo, um ser composto de três partes.

João 4:24 “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

João 4:24 “Sendo o homem espírito, é capaz de ter conhecimento de Deus e comunhão com ele, sendo alma, ele tem conhecimento de si próprio; sendo corpo, tem, através dos sentidos, conhecimento do mundo”. – Scofield

Gênesis 2:7 “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra (Corpo) e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida (espírito), e o homem passou a ser alma (alma) vivente”.

Desta forma, conclui-se que o homem é um espírito, possui uma alma e habita num corpo, e que cada parte do homem possui uma voz:

  •       Espírito – Consciência (Contato com o mundo espiritual)
  •     Alma – Razão (Contato com o mundo intelectual)
  •    Corpo – Sentidos (Contato com o mundo físico)

1 Tessalonicenses 5:23 “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

2 Coríntios 4:16 “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia”.

No Espírito entramos em contato com a dimensão espiritual, por sua vez, ele é o centro e a fonte da vida humana.

Há um homem interior, e há um homem exterior. O homem exterior não é o eu verdadeiro, é apenas a “casa” onde habita o homem interior (1 Co 6:19). O homem interior é o eu verdadeiro, que nunca envelhece e é renovado (2 Co 4:16). O homem exterior é o corpo que está envelhecendo a cada dia, já o homem interior é o espírito que, unido ao Espírito de Deus já é eterno (1 Co 6:17).

- Qual a nossa nova Realidade?     
  •     Somos novas criaturas (2 Coríntios 5:17-21/Gálatas 2:20/Colossenses 3:9-10)
  •         Somos guiados pelo Espírito Santo (Gálatas 5:18/Romanos 8:14)
  •         Somos mais que vencedores (Romanos 8.37)
  •         Somos justos (João 17:17/2 Coríntios 5:21/Romanos 5:1)
  •         Somos Livres do poder de satanás (Hebreus 2:14-15/Romanos 3:24-25)
  •         Nenhuma Condenação há mais sobre nós (Romanos 8:1)
  •         Temos a Salvação (2 Timóteo 2:11/Romanos 8:31-39/João 10:27/29)
  •         O Espírito Santo habita em nós (João 14:17)
  •         Somos Filhos de Deus (Gálatas 4:4-7/1 João 3:1-2;9/Efésios 5:1)
  •         Nossa Comunhão foi restaurada (Efésios 2:12-13)
  •         Nossa paz com Deus foi restabelecida (Romanos 5:1)
  •         Nossa Liberdade foi reconquistada (Gálatas 5:1)
  •         Reinamos em vida por meio de Jesus (Romanos 5:17)
  •         Vivemos pela fé (Hebreus 10:37)
  •         Temos a natureza de amor (1 João 4:8/1 João 4:7/ João 13:35)
  •         O Amor de Deus foi derramado em nosso coração (Romanos 5:5)
  •         Recebemos Autoridade (Lucas 10:19)
  •         Somos Sacerdotes (Apocalipse 1:6)
  •         Somos Santos (Romanos 8:27/Romanos 15:25/1 Coríntios 6:1/1 Coríntios 14:33/2 Coríntios 1:1/Efésios 1:1/Filipenses 1:1/Colossenses 1:2/Filemom 1:5/Hebreus 3:1/Judas 1:3/Judas 1:14)
  •         Somos supridos em Cristo Jesus nas nossas necessidades (Filipenses 4:19)
  •         Somos ricos (2 Coríntios 8:9)
  •         Somos curados (Mateus 8:17/Isaias 53:4-5)
  •         Somos conduzidos em triunfo (2 Coríntios 2:14)
  •         Estamos assentados nas regiões celestiais (Efésios 2:6)
  •         Temos a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16)

E diversas outras coisas, mas você pode perguntar: Por que eu não vejo isso (Naturalmente falando)? Não me vejo curado, não me vejo triunfando, não me vejo sendo mais que vencedor. Por que? Por causa da sua carne, nossa carne deve estar em sujeição ao nosso espírito. Como fazer isso? Com a redenção na alma e no corpo, vou explicar melhor.

O espírito é salvo, regenerado, mas a alma precisa ser “salva” ou restaurada, progressivamente, pois a mente continua a mesma após o novo nascimento. Desta maneira, a alma precisa, então, ser renovada.

Romanos 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Renovar (anakainosis): restauração, renovação, completa mudança para melhor. De origem significa fazer novo de novo.
A palavra também nos mostra que nós temos a mente de Cristo.

1 Coríntios 2:16 “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo”.

Devemos subjugar nossa mente em obediência à Palavra

2 Coríntios 10:4-5 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”.

E o corpo?

Precisamos mantê-lo sob sujeição, sob controle:

1 Coríntios 9:27 “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

É o nosso homem interior quem deve dominar o homem exterior. Paulo disse “eu” esmurro o meu corpo, “eu” o reduzo à escravidão, esse “eu” é o homem interior.

No corpo é onde estão as paixões carnais e onde elas se consumam, mas se estivermos cheios do Espírito, a natureza de Deus influenciará nossa natureza carnal que está no corpo.

Romanos 8:13 “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis”.

Gálatas 5:16 “Digo, porém: Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne”.

Como saberemos que estamos andando em espírito? Gálatas 5:22-23, “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

Obs: Só existe uma palavra grega para descrever espírito: pnuema. Tanto para o Espírito Santo, como para o espírito do homem, como também para espírito maligno. O texto originalmente escrito de todo o Novo Testamento não traz letras maiúsculas e minúsculas. Originalmente todas as palavras foram escritas “em maiúsculo”, a “organização” que diferencia “espírito de Espírito” foi uma invenção posterior, estabelecida por convenção já em nossos tempos, e às vezes, isso causa mais problema do que ajuda, como no caso da palavra “espírito” em Gálatas 5:22. Pois, a maioria dos editores das Bíblias que possuímos colocaram a palavra “espírito” com a letra “e” maiúscula, querendo eles dar a entender que o texto talvez esteja falando do Espírito Santo. No entanto, biblicamente falando, quem foi designado para produzir frutos fomos nós.

João 15:1 “Eu sou a videira, e meu pai é o agricultor. Todo ramo que estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa para que produza mais fruto ainda”.

O fruto cresce nos ramos, e nós somos os ramos. Então, este fruto, que é mencionado, é o do espírito humano (nascido de Deus), que foi regenerado pelo Espírito e tem a vida Dele.

Texto: Paulo Oliveira

3 comentários: