segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Por que Orar em Línguas?

I Coríntios 14:5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação.” 

Verso 18 “Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês.”


Tem havido muito mal entendido, acerca do falar em outras línguas, que tem trazido muito prejuízo à casa de Cristo. E certamente roubado de multidões a bênção que Deus planejou que tivessem.

Uma coisa é realmente certa: não é um assunto a ser deixado de lado, como sem importância ao Corpo de Cristo. Deus não preencheu o seu livro com coisas de pouca importância, nem fez declarações desnecessárias.
Marcos 16:15-18 “E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas;
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado;
Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
Pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados".

Percebam que aqui tem cinco sinais sobrenaturais que seguirão os crentes. Um deles é que falarão novas línguas.

Algumas pessoas, tentando explicar isso dizem: “Bem, isso significa que antes de ser salvo você falava palavrões, mas não fala mais. ” “Antes você contava piadas sujas, agora não conta mais. ” “Você mentia, e agora não faz mais isso. ” É verdade que você não faz mais isso, mas não é disso que o versículo fala, pela simples razão de que estes cinco são sobrenaturais.

“Imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”, sobrenaturalmente.
“Se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum”, sobrenaturalmente.
“Pegarão em serpentes.”
“Expulsarão demônios”

Todos esses são sobrenaturais. Então, por que tirar um deles e o tornar natural?

Veja que Jesus não disse que alguns crentes falariam em novas línguas, mas sugeriu que todos os crentes deveriam falar.

Bem, por que então que vários crentes não falam em línguas? Tenho certeza de que há inúmeros motivos. Mas também tenho certeza que o primeiro motivo é que tem havido muito pouco ensino lógico e bíblico quanto ao propósito e ao valor de se falar em outras línguas.

O falar em línguas é sempre manifestado quando alguém é batizado com o Espírito Santo. As línguas e a interpretação delas são própria desta dispensação que vivemos.

O Apóstolo Paulo deu ênfase no assunto, na verdade, ele dedicou um capítulo inteiro ao tema, em I Coríntios 14.

Por que ele deu tanta importância ao assunto? Porque naquela época, como agora, isso era mal entendido.

Antes de tudo, vamos ver os motivos bíblicos para se falar em línguas. Já falei um, os falares em línguas são sempre manifestados quando alguém é batizado com o Espírito Santo, ou como as escrituras dizem, “Cheio do Espírito Santo”

Atos 2:1-4 Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar; De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados; Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas; Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa.”

Atos 9:10 “Em Damasco morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela apareceu o Senhor, chamando: Ananias! Ele respondeu: Aqui estou, Senhor!”
Atos 9:17 Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo".

Percebam que não está falando nada sobre ele ter falado em línguas, porém, vemos onde o próprio Paulo disse, em I Coríntios 14:18 ““Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês.”

Bem, quando você acha que ele começou a falar em línguas? Deve ter sido
como no dia de Pentecostes, quando recebeu o Espírito Santo, quando foi cheio do Espírito.

Em Atos 10 você vai ler sobre Cornélio e vai ver que ele orava e um anjo apareceu, dizendo a ele para enviar alguém a Jope e procurar por um homem chamado Simão Pedro. E então Pedro subiu ao telhado para orar e entrou em transe e teve uma visão. Ele viu um grande lençol levantado no céu pelas quatro pontas, e nele tinha todo tipo de animais, tanto puros quanto impuros. E ele ouviu uma voz dizendo: Levanta-te, Pedro, mate e coma. E ele disse: De modo algum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. E Deus disse: Não chame de impuro ao que Deus purificou.

Bem, veja que os judeus olhavam para os gentios como se fossem impuros. E que eles não tinham nada a ver com eles. Mas Deus o estava preparando para que o Evangelho chegasse aos gentios e disse: Não chame de comum ou impuro ao que eu purifiquei. Graças a Deus que nos purificou, e não somos mais comuns, nem impuros. Então, Os três homens vieram e o Espírito Santo mandou que ele fosse com eles sem duvidar.
E quando chegaram lá, Cornélio contou como o anjo veio, e toda a sua casa estava reunida. E Pedro, então, começou a pregar. Ele abriu a boca e disse, no Versículo 34 Então Pedro começou a falar. Ele disse: Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual”.

Mas agora, seguindo o pensamento que quero compartilhar, veja nos versículos 44-46 Quando Pedro ainda estava falando, o Espírito Santo desceu sobre todos os que estavam ouvindo a mensagem; Os judeus seguidores de Jesus que tinham vindo de Jope com Pedro ficaram admirados por Deus ter derramado o dom do Espírito Santo sobre os não judeus; Pois eles ouviam os não judeus falarem em línguas estranhas e louvarem a grandeza de Deus.

Como sabemos que o Espírito Santo desceu sobre eles? Versículos 45 e 46 “Os judeus seguidores de Jesus que tinham vindo de Jope com Pedro ficaram admirados por Deus ter derramado o dom do Espírito Santo sobre os não judeus; Pois eles ouviam os não judeus falarem em línguas estranhas e louvarem a grandeza de Deus.”

Foi isso que os convenceu de que os outros tiveram a experiência.

Atos 19:1-3 Enquanto Apolo estava na cidade de Corinto, Paulo viajou pelo interior da província da Ásia e chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns cristãos e perguntou: Quando vocês creram, vocês receberam o Espírito Santo? Eles responderam: Nós nem mesmo sabíamos que existe o Espírito Santo. Então que tipo de batismo vocês receberam? perguntou Paulo. O batismo de João Batista, responderam”

João batizava com água, ensinando-lhes que acreditassem naquele que viria depois dele, mas eles estavam em Éfeso e não souberam o que tinha acontecido lá na terra de Israel que Jesus tinha vindo, eles não sabiam disso. 

Atos 19:4-7 “Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus; Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus; Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.

Notem que aqui, 4 das 5 vezes que conta que receberam essa experiência, foram cheios ou batizados, com o Espírito Santo, que eles falaram em línguas.

Atos 8:5-8 Filipe foi até a capital da Samaria e anunciava Cristo às pessoas dali, e as multidões ouviam com atenção o que ele dizia. Todos o escutavam e viam os milagres que ele fazia. Os espíritos maus, gritando, saíam de muitas pessoas, e muitos coxos e paralíticos eram curados. E assim o povo daquela cidade ficou muito alegre.”

Atos 8:12 Mas eles acreditaram na mensagem de Filipe a respeito da boa notícia do Reino de Deus e a respeito de Jesus Cristo e foram batizados, tanto homens como mulheres.” Ou seja, batizados com água.

Atos 8:14-17 Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ficaram sabendo que o povo de Samaria também havia recebido a palavra de Deus e por isso mandaram Pedro e João para lá. Quando os dois chegaram, oraram para que a gente de Samaria recebesse o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não tinha descido sobre nenhum deles. Eles apenas haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Aí Pedro e João puseram as mãos sobre eles, e assim eles receberam o Espírito Santo.”

Há algumas coisas interessantes aqui. Primeiro, veja isso: “Pois o Espírito ainda não tinha descido sobre nenhum deles” (16)

Em Atos 10 nós lemos que “Enquanto Pedro ainda falava com eles, desceu o Espírito Santo sobre eles”

Há uma música nos Estados Unidos que diz assim: “O Espírito Santo desce como chuva”. É uma ilustração do Espírito Santo se movendo, ou caindo.
Jesus disse: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, O Espírito da verdade... Para que ele habite convosco sempre”

O que é o Espírito Santo? Jesus disse: “As palavras que eu vos falo são Espírito e vida.” Então a bíblia é o Espírito Santo.

“Se você nasceu de novo, você tem o Espírito Santo” Essa afirmação é em parte verdadeira e em parte falsa. “Você tem o Espírito Santo e acabou!” 

Graças a Deus que se você nasceu de novo você tem mesmo o Espírito Santo, ou seja, Ele está em você e Ele testifica com o seu Espírito que você é filho de Deus e ele recria o seu Espírito e te faz ser uma nova criatura em Cristo Jesus. Mas uma coisa é nascer de novo do Espírito, e outra coisa é ser cheio do Espírito.

Assim como a chuva é água, e água é uma tipificação do Espírito Santo. Uma coisa é beber água e outra coisa é ficar cheio de água. Uma coisa é tomar um copo d’água, só porque tomou um copo, não quer dizer que esteja cheio de água. Continue bebendo até ficar cheio!

Como saber quando está cheio? O que sei é que a Bíblia diz que quando foram cheios do Espírito Santo eles começaram a falar em Línguas...
Mas por outro lado, veja isso. Esse Capítulo 8 me ajuda, eu acho, muito mais do que qualquer passagem, a ver que há uma experiência seguinte à salvação, chamada de “ser cheio” ou “ser batizado com o Espírito Santo”.

Agora veja isso. Em Atos 8:12 Mas eles acreditaram na mensagem de Filipe a respeito da boa notícia do Reino de Deus e a respeito de Jesus Cristo e foram batizados, tanto homens como mulheres”.

Bem, eles não eram salvos? De acordo com Jesus, eles eram.
Já lemos em Marcos 16 “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura; Quem crer e for batizado, será salvo” E aqui diz que eles creram na pregação de Filipe sobre o reino de Deus e o nome de Jesus e foram batizados.

Então de acordo com Jesus, eles foram salvos, não foram? Imediatamente.
Bem, eu concluí ao discutir e estudar isso que perguntaria a Pedro: “Pedro, essas pessoas eram salvas, nascidas de novo, antes de você e João ir lá e impor as mãos para que recebessem o Espírito Santo?” Quer dizer, que melhor testemunha do que Pedro? Ele e João foram lá, eles foram enviados pelos outros apóstolos. Então Pedro me escreveu uma carta, e escreveu pra você também.

1 Pedro 1:23 “Tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.’’
Essas pessoas eram renascidas antes de Paulo e João lhes impor as mãos e recebessem o Espírito Santo?

Agora Voltemos para Atos 8:14 “Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ficaram sabendo que o povo de Samaria também havia recebido a palavra de Deus e por isso mandaram Pedro e João para lá.” Então, eles receberam a Palavra de Deus e de acordo com a carta de Pedro, eles nasceram de novo.

Então, quando ele e João desceram a Samaria, oraram por eles, não para nascerem de novo, não para se converterem, não para se tornar novas criaturas em Cristo, não para serem salvos, mas para receber o Espírito Santo.

Embora, no novo nascimento haja o ato do Espírito Santo, isso não é chamado de receber o Espírito Santo, mas receber Cristo.
Há uma experiência seguinte à salvação chamada de receber o Espírito Santo.

Atos 8:17 “Aí Pedro e João puseram as mãos sobre eles, e assim eles receberam o Espírito Santo.” Alguém pode dizer: “Aqui não diz que eles falaram em línguas, então você pode ter essa experiência sem falar em línguas.” Espere um pouco, vamos continuar lendo o verso 18 “Simão viu que, quando os apóstolos punham as mãos sobre as pessoas, Deus dava a elas o Espírito Santo. Por isso ofereceu dinheiro a Pedro e a João”

Como ele sabia que os outros receberam o Espírito Santo? É apenas um ato de fé sem nenhuma manifestação? Não, ele viu algo. Deve ter havido algo registrado pelos seus sentidos físicos para ele saber que tinham recebido. Bom, você não consegue ver o Espírito Santo, ele é invisível. Se tivesse havido uma manifestação sobrenatural que tocou os sentidos físicos, ele poderia saber que receberam o Espírito. O que você acha que aconteceu aqui? Deve ter sido a mesma coisa que aconteceu em outro lugar. Ele os viu agindo como bêbados e cheios do Espírito Santo e falando em línguas.

Algumas pessoas dizem que Simão tentou comprar o Espírito Santo. Não foi isso, ele tentou comprar o poder de impor as mãos e as pessoas receberem o Espírito Santo (Versículos 18 e 19). Ele tentaria comprar alguma coisa que não se podia ver que as pessoas receberam algo ou não? Que você não saberia se receberem ou não? Ele tentaria comprar algo se não houvesse uma manifestação ligado a isso? Certamente que não, qualquer pessoa sensata saberia disso.

Então, provamos conclusivamente em todos os 5 exemplos em Atos dos Apóstolos, quando receberam essa experiência, foram cheios ou batizados com o Espírito Santo, eles falaram em línguas.

Faça o que quiser, mas eu sempre quero receber uma experiência bíblica.
Não de acordo com o que um pregador diz. Não de acordo com o ensinamento de alguma igreja. Mas de acordo com o que a Bíblia diz.

O Irmão Kenneth E. Hagin conta o seu testemunho acerca desse assunto. “E quando eu vi o que a palavra de Deus diz, foi apenas uma questão de minutos, até que recebi essa experiência e fui cheio do Espírito Santo, comecei a falar em línguas, conforme o Espírito me concedeu que falasse, em 1947 e daquele dia até hoje eu falei em línguas todos os dias, ou orei ou cantei em línguas, conforme o Espírito de Deus me concede que eu fale.”

O irmão Howard Carter em um de seus livros diz: “O sinal inicial que evidência o recebimento do Espírito Santo, falar em línguas é uma experiência contínua para a vida toda... É uma corrente de águas que nunca deve se secar, ela enriquece a sua vida espiritualmente.”

Agora vamos voltar a I Coríntios 14, e ler algumas coisas que Paulo disse sobre falar em línguas, e por quê devemos falar.

O primeiro propósito espiritual de se falar em línguas é a evidência bíblica, a evidência inicial do Batismo com o Espírito Santo.

I Coríntios 14:2 “Quem fala em línguas estranhas fala a Deus e não às pessoas, pois ninguém o entende. Pelo poder do Espírito Santo ele diz verdades secretas.”

Veja que ele não fala com homens, mas com Deus. Em outras palavras, Deus proveu um meio sobrenatural e divino para falarmos com ele sobrenaturalmente.

Alguém pode perguntar: Isso é necessário? Deve ser, Deus o proveu.
Algumas pessoas podem falar: “Isso é loucura, não cheguem perto para não pegar.” Mas não precisam se preocupar, ele não pega em você se você não quiser. O Espírito Santo é um cavalheiro.
Então, tudo o que você tem que fazer é, buscar ser cheio com o Espírito Santo.
Acho que o motivo que o diabo ficar com raiva disso é que ele não pode entrar nisso. Então, ele luta como pode contra isso.

I Coríntios 14 “Porque, se eu orar em línguas estranhas, o meu espírito, de fato, estará orando, mas a minha inteligência não tomará parte nisso.”

O meu entendimento não sabe o que ora a não ser que o Espírito Santo dê interpretação, da mesma forma que alguém perto não entende.
Alguém pode dizer: Que bem isso faz se você não sabe o que diz? Eu não estou falando comigo mesmo, não estou orando por mim mesmo. Eu não sou Deus!

Um meio de comunicação sobrenatural com Deus, ele nos deu o meio de comunicação sobrenatural.

Atos 10:46 “Pois eles ouviam os não judeus falarem em línguas estranhas e louvarem a grandeza de Deus.

Outro propósito de se falar em línguas é para que os crentes exaltem a Deus.

O que mais impressiona algumas denominações é que nos campos missionários, os pentecostais, os que falam em línguas, ganham mais almas do que qualquer um.

Você precisa de comunhão daqueles que creem no mesmo que você.
Algumas pessoas já disseram: “Falar em línguas é do diabo” Como é que alguém pode receber algo do diabo que faz bem pra eles? O diabo tenta te deixar mal, faz coisas que não são corretas e faz o mal. Mas o Espírito Santo é que faz o certo. Como é que a pessoa recebe algo do diabo que a torna um Cristão melhor? Bem, esse não é um pensamento muito lógico.

I Coríntios 14:4 Quem fala em línguas estranhas edifica a si mesmo, mas quem anuncia a mensagem de Deus ajuda a igreja toda.”

Falar em línguas é um meio de edificação espiritual.

Judas 1:20 Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo.”

Como se faz isso? Orando no Espírito.

Efésios 6:18 “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.”

Em I Tessalonicenses 5:17 diz “Orem Continuamente”, vejamos... Se nós formos orar no entendimento, irá de alguma forma nos atrapalhar, pois nós temos atividades a fazer, Orar em línguas não te atrapalha em nada, e eu creio que o que a Bíblia diz para fazer, pode ser cumprido sim, pois nós somos capacitados por Deus.

Efésios 5:18 “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito.” Percebam que o Espírito Santo deseja que você seja cheio, mas como eu já disse, o Espírito Santo é um cavalheiro, a única coisa que nós devemos fazer é crer e querer, pois a atitude é nossa.

Texto: Paulo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário